Como funciona a Hipnose para Fobia Social?

 

Como funciona a Hipnose para Fobia Social?

A hipnose pode ser definida como um estado de consciência [induzido intencionalmente] que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, o sujeito é conduzido a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento [orientado a um objetivo].

No caso da fobia social, o terapeuta pode usar a hipnose no paciente para elaborar ambientes de dessensibilização sistemática e ressignificação de eventos traumáticos através das sugestões . O objetivo disso, é que o terapeuta consiga simular essas situações para que o paciente consiga reelaborar suas crenças centrais e construir experiências de sucesso necessárias para conseguir lidar com essas emoções em situações reais.

Durante as sessões, o terapeuta também pode utilizar a hipnose para o relaxamento e a redução das emoções negativas.

Ou seja, caso o paciente tenha traumas ou problemas ao falar em público, o terapeuta utilizará a hipnose para ressignificar justamente esses ambientes, lembrando o paciente dessas situações ou simulando outras similares. Assim o sujeito vai aprender a lidar com essas sensações nas sessões.

Corroborando o descrito acima, há evidências científicas do uso da hipnose para ajudar com o combate da fobia social. Segundo um estudo de caso publicado na NIH, ele mostra que uma pessoa foi submetida a 10 sessões de hipnose, e os resultados indicaram que este paciente era capaz de se envolver em assuntos sociais e profissionais que eram impossíveis antes do tratamento com hipnose. 

Portanto, a hipnose pode ser uma forma alternativa de combater a fobia social, sendo às vezes, uma forma natural, sem a necessidade de medicamentos.

O importante é que o paciente não deixe de consultar um médico de confiança para ter um diagnóstico mais completo de sua situação.

Comentários

Postagens mais visitadas