O QUE É HIPNOSE?

Hipnose é um estado da mente que todos nós experimentamos, naturalmente, ao longo do dia. Por exemplo, ao dirigir o carro, você pode não se lembrar que está dirigindo, como se estivesse no piloto automático.
O estado hipnótico natural também acontece quando você lê um bom livro, envolve-se com um filme interessante ou em qualquer outra atividade onde todas as outras coisas parecem ter sido bloqueadas. Alguém pode conversar com você e você pode não escutá-lo.
Em qualquer circunstância onde seja necessária uma grande concentração, automaticamente você se transfere para um estado hipnótico natural.
A hipnose é também uma extraordinária técnica de Reprogramação de Vida. Pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados para ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica. Quase todo mundo já experimentou alguma forma de hipnose em algum momento da sua vida. Pense numa vez em que você dirigia em uma estrada e se pegou, por um breve momento, inconsciente daquilo que estava fazendo, ou uma vez em que estava tão envolvido em um programa de televisão que nem se deu conta quando alguém entrou na sala. Não há nada a temer, porque a hipnose é um processo completamente seguro quando é usada profissionalmente A hipnose é um estado de consciência no qual você fica mais receptivo às sugestões, dessa maneira é possível fazer as reprogramações mentais. Com a hipnose tem-se acesso ao inconsciente do paciente, podendo fazer viagens de regressões (ao passado ou mesmo a outras vidas), e sugestões de vários tipos com finalidade terapêutica (acabar com fobias, traumas, vícios, para controle de peso, melhora de rendimento escolar, aumento da concentração, para ficar tranqüilo em provas e outras reprogramações mentais).

MITOS SOBRE A HIPNOSE:


Mito da Inconsciência - Muitos pensam que estar hipnotizado significa estar inconsciente. Há aqueles que até desejam ficar inconscientes para que "todos os seus problemas lhes sejam tirados". Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação consciente/inconsciente onde a consciência está presente, e é desejável que esteja para participar no processo de cura. Por estar vivenciando uma experiência agradável eventualmente, a pessoa não se lembra do que foi falado, porque ficou distraída com pensamentos, imagens ou sons.
Mito de Confessar Segredos Sem Querer - Mesmo em transe profundo a mente conserva um sentido de vigilância que protege a integridade da pessoa. Na hipnose Ericksoniana raramente a pessoa é convidada a falar. O inconsciente é capaz de resolver silenciosamente os conflitos mais profundos.
Mito de Não Voltar do Transe - Se, eventualmente, por estar numa experiência muito agradável ou num transe mais profundo, a pessoa não aceitar a sugestão de voltar do transe, basta deixá-la mais algum tempo, e naturalmente, o transe hipnótico se transforma em sono fisiológico e ela acorda.
Mito de Ser Dominada Pelo Hipnoterapeuta - Na hipnose Ericksoniana o estado de transe é sempre uma auto-hipnose. O hipnoterapeuta é um facilitador, um companheiro de viagem, apenas alguém que está ao lado enquanto o inconsciente da pessoa trabalha.
Mito da Dependência - Um hipnoterapeuta cuidadoso tem sempre o cuidado de dar sugestões pós-hipnóticas de autonomia e liberdade. No dia a dia sua mente inconsciente pode continuar por si mesma com um processo natural e saudável de mudanças. Por isto a Hipnoterapia Ericksoniana é considerada uma terapia breve.
Mito de Que a Hipnose Possa Ser Prejudicial à Pessoa - O inconsciente é sábio e protetor, e absorve apenas aquilo que é saudável e útil. Naturalmente, como a hipnose é uma poderosa estratégia de comunicação com o inconsciente, só deve ser usado por pessoas devidamente treinadas, competentes e éticas. Uma pá é um excelente instrumento para remover terra, mas se for usado para atingir a cabeça de alguém pode matar.
Mito da Regressão - Hipnose não é regressão. A regressão é apenas um fenômeno hipnótico que pode ser usado quando necessário. Como dissemos antes, a hipnose é um fenômeno psíquico, um estado especial da mente que permite ações terapêuticas as mais diversas.


HIPNOTERAPIA

Uma análise publicada na revista American Health Magazine, elaboradas pelo psicólogo americano Alfred A. Barrios, Ph.D., revelou as seguintes percentagens de recuperação em pacientes que se submeteram a três diferentes formas de terapia:

> Psicanálise: 38% de recuperação após 600 sessões;
> Terapia Comportamental: 72% de recuperação após 22 sessões;
> Hipnoterapia: 93% de recuperação após 6 sessões (cerca de 1 mês e meio).

Aplicações da Hipnose
A hipnose moderna tem sido usada, com sucesso, para construir a auto-estima, mudar hábitos, perder peso, parar de fumar, melhorar a memória, modificar problemas comportamentais em adultos e crianças, eliminar ansiedade, medos, fobias, tratar a depressão, stress, preparar o sujeito para cirurgias, entrevistas, exames etc. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial pode ser hipnotizada.


Algumas áreas onde a hipnose tem bons resultados
Fobia Social
Fobia Específica
Roer as unhas
Chupar o dedo
Obesidade
Síndrome do pânico
Depressão
Dor
Aprendizagem
Educação
Saúde
Deixar de fumar
Ansiedade
Stress Pós-Traumático
Anorexia Nervosa
Enurese
Gagueira
Doenças das vias respiratórias
Nariz pingando
Síndrome do medo
Bulimia
Menstruação dolorosa
Medo de Falar em Público
Insônia
Stress
Impotência
Timidez
Pressão sanguínea alta
Urticária
Fibromialgia
LER - Tendinite
Enrubescer
Perturbações do sono
Auto-Estima
Transtorno Obsessivo Compulsivo
Medo do dentista
Masturbação
Parto sem dor
Sugestopedia
Sonambulismo
EMDRConcursos PúblicosPreparação para provasDiversas síndromes

Comentários

Postagens mais visitadas