CRESCER OU ESCONDER



      


Sabemos que para nossa sobrevivência utilizamos basicamente dois programas: crescimento e proteção. É normal que nos afastemos do que nos oferece perigo e nos aproximemos do que nos oferece alimento, amor, conforto, segurança e outros. Também é certo que não fazemos estes movimentos de afastamento e aproximação ao mesmo tempo, pois são dois tipos de programas diferentes. 

Porém, quando adotamos o programa de proteção (afastamento), restringimos nosso programa  de crescimento (aproximação), pois, se estamos nos afastando de algo que consideramos perigoso, não temos motivo para empregar energia em crescimento. Para fugir do perigo temos que reunir toda a nossa energia para ativar os programas de luta ou fuga. Desta forma a energia usada para reação de proteção, sem dúvida, produz redução do crescimento. E quando o crescimento é inibido, consequentemente o nosso sistema fica debilitado, pois não somente se consome energia, mas também se gera energia.

O problema começa quando passamos por situações prolongadas de proteção, em que a energia que mantém o crescimento, a vida, não é produzida.  Quanto mais tempo permanecemos neste estado, mais comprometemos nosso nível de energia vital.

E quais são essas situações de proteção, debilitadoras do seu crescimento e do seu nível de energia? Estresse, depressão, fobia, medo, tristeza, sentimento de culpa, baixa autoestima, timidez, trauma, dependência química, dependência emocional e outros.

Alguns sintomas que podem advir deste fechamento e proteção demasiados: dores nas costas, enxaquecas, cânceres, má circulação, dores nas pernas, intestino preso, labirintite, úlceras, gastrites e tantos outros.
Também não é suficiente apenas eliminarmos essas situações debilitadoras, mas, para estarmos felizes e em crescimento, precisamos viver momentos fortes de realização pessoal, alegria, amor, satisfação, identidade, missão, colaboração com a comunidade, proteger o meio ambiente, ligar-se ao universo, praticar a justiça e viver a espiritualidade...
Proteja-se, sem dúvida, mas não gaste toda a sua energia procurando se afastar de algo ou de alguém, ou de uma situação, ou de uma emoção, ou de um relacionamento desfeito.
Projete-se para o crescimento e aproveitamento de suas ricas energias. Escolha viver com amor e você terá muito mais saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas